Cidades e vilas da Chapada


LENÇÓIS

A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê. Em pouco tempo as terras foram ocupadas por exploradores e comerciantes de diversos lugares do país, que em comum tinham a ambição do rápido enriquecimento.
O esgotamento parcial dos solos da região e a concorrência de pedras encontradas no sul da África levou Lençóis a uma era de extrema pobreza e escassez de recursos. O comércio e o garimpo foram abandonados por seus exploradores.
A decadência da região evidenciou ainda mais os conflitos políticos encabeçados por coronéis e levados ao extremo pelos jagunços. Mais uma vez a lei do mais forte ditava os limites em toda a região, em conflitos que durante decadas resultaram em assassinatos, sequestros e até uma cinematográfica luta contra os membros da Coluna Prestes, em 1926.
Em 1973 a cidade de Lençóis foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional) como Patrimônio Nacional. Esse foi o primeiro passo para o desenvolvimento do turismo na região da Chapada. Diamantina. Ao fim da década de 90 as atividades mineradoras foram proibidas e a preocupação com o meio ambiente e as belezas naturais da região passaram a ser o foco.
Hoje a cidade de Lençóis é o ponto de partida para o turismo de aventura na Chapada Diamantina.
Porque o nome “Lençóis”: No início do processo de ocupação da atual cidade de Lençóis, os primeiros agrupamentos de pessoas se deram äs margens dos rios, onde foram montados os primeiros acampamentos, sendo comum, ao chegar nas proximidades, ver os “Lençóis” estendidos as margens dos rios.

__________________________________________________________________________
IRAQUARA

A região de Iraquara é famosa por seu seu particular solo de rochas calcárias. É a segunda maior concentração de cavernas do país, com galerias de quilômetros de extensão. Os locais mais procurados pelos turistas para visitação são as grutas da Lapa Doce, a Caverna Torrinha, a fazenda Pratinha e a gruta Azul.
Além do turismo, região ganhou muito com a instalação de uma fábrica de Biodiesel. Como a mamona, um dos principais fornecedores de óleo vegetal para a matéria prima do biodiesel é abundante no local, gerou nos últimos anos uma nova oportunidade de emprego e desenvolvimento na região.
O que significa iraquara? A palavra Iraquara tem sua origem no tupi guarani e significa gruta de mel. Ira = , abelha e Quara = toca ou gruta


__________________________________________________________________________
IGATU

A vila de Igatu, antes denominada Xique-Xique de Igatu, durante a primeira fase do garimpo de diamantes, foi um próspero povoado no alto da serra, próximo a cidade de Andaraí. O local era particularmente conhecido pela existência do diamante “carbonado” utilizado em indústrias como peça para perfuração.
Os garimpeiros construíram suas casas utilizando pedras, abundantes na região, numa espécie de construção sem argamassa. Essas construções foram crescendo e se tornando bairros, é são parte da particular arquitetura da cidade, encantando os visitantes que hoje passam por Igatu.
Com o declínio da produção de diamantes a cidade praticamente foi abandonada, restando muitas casas fechadas, ruínas e poucos moradores. Igatu tem hoje pouco mais de 300 habitantes, número infimamente inferior do que o número de habitantes que habitavam na época na região.
Igatu foi, há pouco tempo, cenário do filme “Besouro”, que conta a história de um capoeirista famoso da década de 1930.



__________________________________________________________________________
MUCUGÊ

Situada a 1000m de altitude, a cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina(Bahia), fundada no fim do século XVIII. A cidade era um dos principais centros de exploração de ouro e de diamantes, assim como a famosa cidade de Lençóis, apresentando até hoje os casarões coloniais de estilo português. Foi a primeira região onde foram encontrados diamantes na região, acelerando um processo de ocupação da cidade, e conseqüentemente, das cidades seguintes.
Além do turismo, a cidade desenvolve um forte agronegócio devido a modernas empresas que se instalaram na região e hoje abastacem boa parte do norte-nordeste do país.
O clima da região é ameno, apresentando temperaturas entre 7°C a 20°C no inverno e 22°C a 30°C graus no verão.
O que significa Mucugê: Mucugê é uma árvore típica da região que dá um fruta muito apetitosa, de característica leitosa, semelhante a mangaba. Esta espécie de árvore é muito resistente as altas temperaturas e períodos de seca, crescendo inclusive sobre lajedos de pedra.

__________________________________________________________________________ 
IBICOARA

Ibicoara surgiu no início do século XIX com a chegada de  garimpeiros à procura de ouro. O povoado de São Bento, como inicialmente era conhecido, passou a ser ponto de descanso de tropeiros e garimpeiros que viajavam para Mucugê ou Andaraí. Ali surgiram a cultura de café (até hoje fortemente presente) e a criação de gado. O povoado passou a se chamar Igarassu e, na década de 1940 passou a distrito com o nome de Ibicoara, sendo emancipado de Mucugê em 1962. Destacam-se os festejos herdados dos antepassados (Festa de S. Bento e Reisado), a festa junina e o carnaval.
Com turismo ainda incipiente, Ibicoara tem tudo, no entanto, para se tornar a próxima estrela da região. A cachoeira do Buracão, a principal atração, tem cerca de 85 metros de altura e fica a 30 km da cidade em estrada de terra (acompanhamento de guia é obrigatório). Eles podem ser encontrados na entrada da cidade, na associação Bicho do Mato.
A cidade é hoje uma das maiores produtoras de café e hortigranjeiro do estado. Destaca-se também o artesanato, apicultura e o fabrico de cachaça. A atividade de ecoturismo vem crescendo e gerando empregos.
O que singinfica “Ibicoara”? "barro branco ou cova da terra"
__________________________________________________________________________

Em breve, mais informações sobre Andaraí, Nova Redenção, Guiné, Palmeiras, Rio de Contas e as demais áreas turísticas no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina.  

Fonte dos textos, Guia da Chapada Diamantina (Roy Funch), wikipédia, textos na internet 

Possui mais informações para enriquecer nosso conteúdo? Encontrou alguma informação errada? Pode falar...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...