sexta-feira, 15 de abril de 2011

Turismo de Base Comunitária na Chapada

Dona Maria e Seu Wilson
Concordo que muitas vezes uma boa imagem vale mais do que mil palavras. Ao escolher o destino de aventura para as próximas férias, as fotos paradisíacas do verde das montanhas, o azul do céu e das águas afloram o nosso sentimento de fugir da rotina da cidade grande, se sentir livre, aproveitar a vida e se divertir - Mas a sua viagem pode ir muito além disso.


Dona Léia, Turista, Dona Noemia e Gilmar


A cultura, história e gastronomia local, ações de sustentabilidade e o contato com os nativos da região enriquecem a sua viagem com a troca de experiências e aprendizado, além da sensação de estar colaborando com aquela região simplesmente com a sua visita, ou seja, saber que parte do seu investimento nas férias ajudou a economia local.

A Chapada Diamantina é assim. Além das belezas naturais que dispensam comentários, um dos grande objetivos da nossa equipe é desenvolver o turismo sustentável nas regiões que visitamos, procurando valorizar a cultura local, gerar emprego e promover uma saudável troca de experiências entre turista e comunidade local.
De uma forma ou de outra, esses “coadjuvantes” entram em nossos passeios e aos poucos viram os “protagonistas” da nossa aventura.
Gilmar conduzindo a Julinha de mula 
Na vila do Remanso, antiga comunidade quilombola e hoje uma vila de pescadores, são os próprios nativos, junto com nosso guia, que conduzem nossos grupos em seus barcos de pesca pelo mini pantanal do Marimbus, até a Cachoeira do Roncador. No Vale do Pati então, alguns já são figuras “mundialmente” famosas - como Seu Wilson, um dos poucos moradores remanescentes no Vale que tem o sustento de sua família na parceria com as agências e guias, que utilizam suas casas como base para pernoite durante as travessias pelo vale. Graças a passeios como esse, ele e outros nativos como Dona Léia, Dona Raquel não precisam optar por atividades de agricultura ou pecuária, o que acabaria com a natureza nativa da região.
Na volta para casa, o visitante leva além das fotos, muitos aprendizados, e experiências de vida que com certeza ficarão na memória.

Neste mês a revista Aventura e Ação começa uma série de reportagens com foco em destinos turísticos de base comunitária. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...