terça-feira, 26 de abril de 2011

Dicas - Como evitar bolhas nos pés durante a caminhada



Antes das trilhas, principalmente as de longo curso, nós sempre procuramos passar algumas informações e dicas aos nossos clientes. Uma das dicas importantes que vou falar hoje é com relação as bolhas. Sim, aquelas incômodas protuberâncias que começam nos calcanhares até se tornarem um incômodo no seu passeio.

Mas como podemos evitá-las?
A matemática é bem simples: Calçado adequado + Bom par de meias + pés secos, mas há algumas dicas.

Tênis ou Bota de caminhada - O uso de um ou outro é bem particular, vai de acordo com cada um. Pessoalmente, demorei para me acostumar com as botas, mas hoje não quero outra coisa para as trilhas longas. O importante é que seja confortável no seu pé e tenha o tamanho adequado - Normalmente, um pouco maior do que os tênis de corrida, já que além da meia mais grossa que a convencional, o seu pé vai inchar um pouco ao longo da caminha e é importante que ele permaneça com espaço dentro do calçado.

Ah sim, de preferência um calçado impermeável ou resistente a água (tipo Gore-tex). Isso é um grande facilitador ao cruzar rios e córregos, sem precisar tirar o calçado, mantendo seus pés secos.

Vai comprar um novo? 


E se você vai usar um calçado novo, procure usá-lo um pouco antes para amaciá-lo e de preferência deixe os cadarços bem afrouxados no início. Isso fará com que aos poucos, ao longo da caminhada o calçado vá cedendo e se adaptando ao formato do seu pé. Ao contrário, vemos muitas pessoas apertando os cadarços com se estivessem usando uma chuteira de futebol. Ah, sim. Evite marcas genéricas e desconhecidas que podem não garantir tanta durabilidade ao seu calçado. Ao experimentar o calçado, use uma meia grossa e certifique-se de que você consegue colocar ao menos um dedo com facilidade, entre o calcanhar e o calçado.

Meias - Esqueça o pacote de 6 meias por 3 reais do supermercado. Hoje há muita tecnologia em todos os equipamentos, e com as meias não é diferente. Procure os modelos para caminhada, que permitem que o seus pés respirem mantendo-os secos e confortáveis (é uma economia boba pensando no desconforto que isso pode evitar)

Mantenha os pés secos - Depois do banho de cachoeira, ou após cruzar um rio e molhar os pés, seque-os bem antes de vestir o calçado e continuar a caminhada. Os pés úmidos enfraquecem a pele, que junto com o atrito da meia e do calçado, podem causar bolhas.

Previna-se - Se você tem tendência a bolhas mesmo assim, há hoje no mercado (nas melhores farmácias) adesivos a base de silicone, atuando como uma segunda pele (second-skin). Funcionam muito bem.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...